sexta-feira, janeiro 04, 2013

ENCENAÇÕES....

 
 
Pródigo, o suplemento “Revista” do semanário “Expresso”, de 29. Dez. 2012 oferece-nos, logo na capa, 60 – Ideias – 60 para “Sobreviver em 2013”.
 
Lá dentro, imprenso a cores em papel brilhante, cujo custo de edição ultrapassará o valor de vários salários mínimos, o elenco das tais 60 - Ideias – 60 ilustradas por radiosas fotos, de quem seguindo as milagrosas ideias – presume-me – vive agora num mar de rosas...  
 
A prestimosa receita, que cada um poderá ajustar a seu particular gosto, como se de uma carta de vinhos se tratasse, vai – imaginem! – desde o “alugar roupas de marca”, “dar workshops em casa”, “tratar de cães e gatos”, ou “ganhar dinheiro com aplausos”, “dar e apanhar boleias”, ou ainda “levar a marmita para o emprego”, até “caçar pechinchas”, seja lá isso o que for ... E, por aí, fora...
 
Estamos, portanto, servidos. O desemprego e a pobreza em Portugal têm solução imediata – basta praticar a “cartilha” de sobrevivência do Expresso.
 
Conselhos inspiradíssimos, como se reconhece, a ombrearem com o apelo à emigração dos jovens, que iluminou o bestunto do primeiro-ministro.
 
Ou o esmerado cuidado com a nossa saúde, por um dos seus “auxiliares” – o Secretário de Estado da Saúde – que nos responsabiliza pela “prevenção da doença”, em vez de recorrermos aos serviços de saúde, “piegas” que somos...
 
Enfim, uma miséria...
 
Mais pungente ainda que a miséria material, que nos envergonha...
..........................................................
 
O ano de 2013 começa ácido, por aqui. Veremos como termina...
 
Entretanto começaram as grandes manobras. Tenho para mim, que nos veremos livres de Passos Coelho e de seu séquito... Que não da tróica, nem da política de direita.
 
O PS cumprirá o seu “papel histórico” como sua bóia de salvação – a recente e explicita “convergência com o senhor Presidente da República” é um claro sintoma...

Sei agora que também na abstenção na Assembleia da República sobre a subida do salário minimo nacional...
 
 
 

11 comentários:

lino disse...

2013 vai ser ácido para todos, excepto para os mesmos de sempre!
Abraço

Mar Arável disse...


A coisa está preta

mas ainda há quem diga
que os piratas somos nós

Licínia Quitério disse...

Com amigos assim no PS quem precisa de inimigos? E nem sequer mostram cara para levar duas estaladas. Tudo muito gelatinoso, muito imberbe.

Quanto às receitas para melhorar de vida, está tudo dito. A minha avó falava, ironizando, num negócio de panelas de água a ferver. Vou tentar. E se algum financeiro cair lá dentro, nem venho para a janela gritar como a Carochinha. Eles é que andam a ferver-nos os miolos e a arrefecer-nos o coração.

Rogério G.V. Pereira disse...

Deixei de comprar o Expresso o que não é propriamente uma felicidade pois ele existe...

Quanto ao resto, o que me dana é que alguns dizem que eu é que tenho mau feitio.

Lídia Borges disse...


Chega a ser irritante a leviandade e a hipocrisia com que se inventam receitas milagrosas e contam histórias de sucesso (a fazer pastéis de bacalhau) para ajudar a anestesiar os "distraídos".

Um abraço



Maria João Brito de Sousa disse...

Estas "receitas milagrosas" maquilhadas e etiquetadas com o rótulo de "empreendedorismo menor" - sim, já ouvi semelhante coisa! - sempre me arrepiaram...

O meu abraço!

Rosa dos Ventos disse...

Também pasmei com as dicas do Expresso mas fiquei completamente estarrecida com a abstenção do PS em relação à subida do salário mínimo!
Como é que se pode tomar uma posição destas?
Já agora um bom ano, malgré tout!

Abraço

bettips disse...

É a coisa ps-óana da sede da concertação social enquanto nas ruas, nas casas, nas lojas, se desconcerta tudo. A convergência dos interesses financeiros foi há tanto tempo... ainda antes de meterem o socialismo na gaveta. Mas todos eles estão bem aviados, empregos à espera, salários que envergonhariam o "mínimo", um tráfico de interesses, um distanciamento das necessidades da população que é confrangedor. E ameaçador.
Abç

C Valente disse...

Já andam a acenar com o papão do não incompetente onde onde reina a incompetência e a ganância
Saudações amigas com votos de bom ano com saúde e muita paciência para aturar estes inermgumes

Mel de Carvalho disse...

tenho mesmo que ler essas dicas miraculosas...

triste país, este, governado por folhas de excel, dicas & bitaites...
e "especialistas", é verdade...

excelente post, Heretico.

fraterno abraço
Mel

jrd disse...

"Obrigaste-me" a saber do Expresso e do que l´se escrevinha e publica.
Voltarei a comentar sobre o mesmo no 41º aniversário.

Abraço



Sem Pena ou Magoa

  Lonjuras e murmúrios de água E o cântico que se escoa pelo vale E se prolonga no eco evanescente…     Vens assim inesperada me...