quinta-feira, setembro 12, 2013

MONIKA ou STEFAN ZWEIG REVISITADO...


 

Entre os escritores de culto, na minha juventude, Stefan Zweig, tinha lugar de referência. Os romances “Amok ou Carta a Uma Desconhecida”, “Angústia”, “Confusão de Sentimentos” ou “24 Horas na Vida de Uma Mulher” povoavam então o meu imaginário, pela descrição de ambientes, pelo recorte dos personagens e pela subtil vibração dos sentimentos, que perpassa em toda a sua obra literária, testemunho do tempo crepuscular entre as duas grandes guerras mundiais do século XX. 
Caçador de almas” como alguns estudiosos o consideram, Stefan Zweig revela grande fascínio por aqueles seres especiais que atravessam a vida com a inocência primordial dos sentidos, muitas vezes questionando a superioridade do génio face a “humana humanidade” do medíocre ou do vencido – o derrotado da vida, que, em sua redenção, atinge, um valor bem superior ao dos triunfadores.
 Como se sabe, o escritor austríaco Stefan Zweig não foi apenas novelista. Foi também ensaísta, poeta, dramaturgo, jornalista e biógrafo de grandes figuras da história da humanidade, designadamente, de Dostoievski, de Nietzsche, Maria Antonieta, Fouché, Romain Rolland, entre outros.
 Judeu, humanista, pacifista e crítico do nazi-fascismo, teve os seus livros proibidos e queimados na praça pública. Com o nazismo, Stefan Zweig foi assim obrigado a deixar a Áustria e iniciou então uma peregrinação pelo mundo, acabando por se fixar no Brasil.
 Em 1942, deprimido com o crescimento da intolerância e do autoritarismo no seu país e o triunfo na Europa da besta nazi, descrente no futuro da humanidade, Stefan Zweig escreveu uma carta de despedida e suicidou-se, em Petrópolis, com a mulher.
Agradece ao Brasil “a gentil e hospitaleira guarida” e termina a sua carta de despedida do mundo: ”Saúdo todos os meus amigos. Que lhes seja dado ver a aurora desta longa noite - eu, demasiadamente impaciente, vou-me antes”.
......................................................................................
Nestes dias crepusculares de um final de Verão, na acolhedora paisagem da instância termal que, por uns breves dias, me acolheu, saindo como uma fantasmagoria de uma qualquer página da obra de Stefan Zweig, irrompe a personagem incontornável de Monika.
 
Fora eu “caçador de almas”, ou tivera um pouco do talento do grande escritor e a Monika entraria directamente para a galeria das grandes criações. Assim, permanecerá imperecível, no anonimato da vida que escolheu e no nostálgico gesto das minhas evocações literárias.
 
E no prazer de convosco compartilhar os impressivos traços que, perante o meu olhar, esboçam o perfil festivo de Monika e o seu status nas hierarquias e nas redes do espaço social daquela instância termal.
Vestida de longas e coloridas saias, com flores pintados no rosto e fitas de papel a enfeitar-lhe o cabelo, Monika oscila entre um arlequim e uma hippie dos gloriosos anos sessenta, que certamente viveu com intensidade. Farmacêutica, cedo abandonou a profissão, mal compreendeu que os interesses da “indústria” se sobrepõem às necessidades sociais.
Austríaca por nascimento (como o meu autor) e cultivada em Viena de Áustria, vive em Portugal (no topo da serra algarvia), onde chegou perseguindo ervas medicinais e o amorrrr, como confessa com um sorriso cândido, em sua pronúncia carregada de “rrrr”...
 
Hoje, rodeada de filhos e netos... E de galinhas e ovelhas (e do “filósofo”, velho burro carregado de anos) que amorosamente alimenta e cria nos escassos hectares que cultiva por suas mãos.
 
Na época estival, desce ao vale percorrido pelas águas termais e pelas instalações hoteleiras, onde numa acanhada arrecadação instalou o “Kids Club” um pequeno “atelier” de artes performativas, para glória da pequenada e descanso de pais e de avós.
 
Ao mesmo tempo, vai mediando afinidades, que o seu olhar atento e arguto sabe descobrir entre hóspedes. Detesta arrogâncias.
 
Foi-lhe por isso penoso, quando a placidez do local foi invadida por grupo norte-americano, que o privilégio do dinheiro lhes permitiu escolher o lugar para um exuberante casamento.
 
Quiseram, porém, os benignos deuses do lugar que a sobranceria fosse castigada por uma arreliadora quebra de energia eléctrica, que manifestamente lhes estragou a festa para gozo íntimo dos indígenas preteridos na esplanada e nas piscinas do hotel e o sorridente e irónico olhar de Monika...

Monika, na singeleza das suas escolhas, representa, porventura, talvez sem o saber, a realização prática da ideia de  "vida boa" que, desde Aristóteles, os espíritos mais lúcidos perseguem. E que é a antítese do "deus-fetiche" - o dinheiro...
 
Há ainda seres assim, que planam sobre a vida. Tão reais, como se fossem ficção...
 

11 comentários:

São disse...

"Vinte e Quatro Horas da Vida de Uma Mulher" li, de certeza, e lembro-me de meu Pai gostar de o ler.

Gostei de conhecer a Monika e como diz o povo "Deus escreve direito por linhas tortas", rrss

Desejo.te bom dia

jrd disse...

Olá Monika!
Que linda Senhora. Foi um prazer conhecer-te através da prosa encantadora de um Amigo.

Abraço

jawaa disse...

Não tens razão para convocar qualquer escritor para fazer melhor a apresentação dessa senhora encantadora que trazes ao nosso convívio.
É um prazer ler-te, principalmente em passagens como esta.
Um abraço

Shirley Brunelli disse...

Querido amigo, fiquei triste com o suicídio de Stefan Zweig...precisava? Da Monika gostei muito, mostrou ter marcante e sábia personalidade, mas, o que mais me chamou a atenção, foi sua maneira lúcida e elegante de escrever esse texto. Parabéns, herético. Beijos!

maceta disse...

é por isto que gosto de aparecer por aqui, aprende-se...

Red Angel disse...

Gosto...
do Aristóteles,
dos tais espíritos mais lúdidos,
E do texto.
Gosto!

Lídia Borges disse...


"Tão reais, como se fossem ficção..."

Uma deliciosa leitura para além de uma "lição" de bem dizer.

Um beijo

mariam [Maria Martins] disse...

Tais são as palavras aqui partilhadas, que os vou gostar de 'conhecer' melhor...
E essas férias parecem ter sido retemperadoras!
beijinhos :)
mariam

lis disse...

Um grande escritor heretico _li dele faz tempo trechos da obra que marcou o Brasil como 'um país do futuro' nao esperou pra ver ... e ficamos cá a esperar que a profecia se cumpra... rs
Como tantos outros que aqui chegavam ficou fascinado com o gigantismo e beleza das nossas terras.,
Amei esse seu texto heretico _ gosto de te ler e como adoro biografias fico instigada a correr a livraria atrás das obras de Stefan Zweig ,
Obrigada,kirido tinha saudade de vir prosear por aqui,
te mando abraços

Ana Tapadas disse...

Também sou uma admiradora de Stefan Zweig.
Bom conhecer aqui Monika.

Heréticos são necessários!


bjs

Anónimo disse...

Gostei tanto da Monika!
Não é a única a planar sobre a vida.
Obrigada por a dar a conhecer.

CELEBRAÇÃO DO TRABALHO

  Ao centro a mesa alva sonho de linho distendido como altar ou cobertura imaculada sobre a pedra e a refeição parca… e copo com...