terça-feira, dezembro 17, 2013

NATAL... É NATAL? TRISTE NATAL....

 
 


 
Texto de José Victor Malheiros -
in "Público" de 17.12.2013
 
 


13 comentários:

O Puma disse...

O Natal vai começar

Abraço

Rogério G.V. Pereira disse...

Li, é um excelente texto! (todo ele)

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

o Natal já não é o que era...
acho que nunca mais vai ser!

:(

Maria do Sol disse...

Obrigada pelas amáveis palavras.que deixou no meu cantinho. É também um privilégio visitar o seu blogue.

O Natal perdeu o encanto desde que se tornou uma quadra de consumo, ou seja, desde que descobri que afinal, o Pai Natal é uma fraude...

Abraços, ainda assim, natalícios.

Graça Sampaio disse...

Não é só o Pai Natal que está desacreditado... Cá nos país, por exemplo, (quase) tidas as instituições da república estão desacreditadas por força dos "inquilinos" que muitos portugueses cegos e estúpidos, lá meteram!

Bom Natal, malgré tout...

lino disse...

Esta cambada até privatizou o Natal!
Boas Festas e um forte abraço

Laços e Rendas de Nós disse...


Apesar de tudo, Feliz Natal!

Um beijinho

Ana Tapadas disse...

Parabéns pelo post!

Mesmo assim, festas felizes!

Beijo

Jorge Castro (OrCa) disse...

Deixa-me dizer-te que conto contigo, também, para que não deixes que o Natal se torne em mais uma palavra despida de significado, que usamos e deitamos fora como o produto consumível em que o vão transformando, com alguma nossa complacência fatigada.

Faz do teu Natal aquilo que ele sempre foi: a tua celebração do eterno retorno, do renascimento, do reinício de um novo ciclo, daqueles de que é formada a espiral ascendente das nossas vidas.

E faz-nos sempre o favor de ser feliz.

Complementarmente, aqui fica um forte abraço.

Helena disse...

Busquei ler o artigo todo e muito apreciei a leitura, rica em significados e com um humor admirável. Acho que descobri porque o Papai Noel (como o chamamos por aqui) desapareceu daí... Ele anda por aqui aparecendo muito na mídia, faz pose em shoppings junto das crianças, visita favelas e creches, e até onde as almas caridosas alcançam sempre há um presentinho para as crianças "seja rica ou seja pobre" como diz a canção natalina. O comércio vende aos montes, os políticos aproveitam a onda dos bem intencionados, aqueles que realmente se importam e comandam Ongs, dão assistência permanente aos menos favorecidos, etc.. É uma época 'rica' de boas intenções e de muita vendagem comercial. Poucos são os que preservam e cultivam os verdadeiros valores de solidariedade humana, mas ainda os há, famílias (abastadas ou não) que além dos presentes distribuídos sabem (e ensinam os filhos) agradecer pelo que possuem e conservam o verdadeiro espírito de Natal que é a fraternidade, a boa vontade entre os homens e o amor ao próximo. Nestes lares (ou organizações) o Menino Jesus tem o real significado do Natal associado ao seu pequenino ser.
Amigo, grata pela atenção de sempre, e receba meu carinho nos votos de um Natal do jeito que o imaginas, e que o ano vindouro te seja benéfico e propício em tudo que planejares.
Com apreço,
Helena

Unknown disse...

Heréticamigo

Natal? Qual? Como? Onde? Estes pulhas e fdp (por extenso: filhos da puta) que nos (des)governam ainda não acabaram com o feriado de 25, mas devem estar a fazê-lo...

Entretanto:



História dum “crime”, ficção?
Não senhor, é a pura verdade
São muitas coisas do coração
Vividas na mais terna idade

Na nossa Travessa saberás o porquê desta quadra quadrada e maluca

Abç

Anónimo disse...

Apenas... saudar a festa que sentimos quando encontramos amigos lúcidos. Grata pela companhia estes anos passados - que o nosso ANO (não o trêze mas o cuatorze) possa/SEJA NOVO. Porque nos ameaçam com os anos desgraçados, dos juros e tangas. Ora nós já os vivemos que chegue.
Abçs da bettips

Lídia Borges disse...


Cada vez mais alto o ruído para que se não ouça, cada vez mais garridas as iluminações para que se não veja, mas já nada pode mascarar a ausência do Natal, do seu simbolismo na nossa cultura.

Lídia

Orquestração de Hinos

  Polpa dos lábios. E a interdita palavra Freme… E se acolhe Em fervor mudo E sílaba-a-sílaba Se inaugura… Percurso De euf...