quarta-feira, setembro 05, 2018

"NÃO HÁ FESTA COMO ESTA" - A Festa do Avante


A Festa do Avante, promovida pelo jornal do Partido Comunista Português, celebra-se, anualmente, na Quinta da Atalaia, no Seixal, com a participação de milhares e milhares de pessoas, de todas as idades e condições sociais, vindas de todos os cantos do país (e muitas do estrangeiro) para três dias de encontro e confraternização (7, 8 e 9 de Setembro).

“Não há festa como esta” dizem, com razão, os seus promotores e militantes. E não apenas pelos seus eventos culturais (com o melhor que se produz no domínio da música – para todos os gostos - das artes plásticas ou da literatura), ou por esse mosaico de gostos e paladares que são a culinária e os vinhos nacionais, ou pela multifacetada expressão do artesanato regional, ou pelos exaltantes momentos de participação política.

Claro que haverá sempre diversos olhares sobre a Festa. É natural que haja. Apenas a engrandecem aqueles que por preconceito, ou por função e missão, dela desdenham. Mas para quem, com olhar límpido, quiser ver não poderá ignorar o imenso sortilégio que a Festa do Avante exerce sobre quem a frequenta, independentemente, das opiniões políticas.

E é caso para nos interrogarmos sobre as razões de semelhante sucesso, numa sociedade eivada de um anticomunismo larvar, permanentemente instigado pelos aparelhos de dominação ideológica – na comunicação social, nos modelos de sociais, nos padrões de consumo, na política, na profusão das imagens que encharcam o nosso quotidiano.

Por que razão o “efeito” Festa do Avante excede o horizonte da mera militância política e seduz tanta gente? Digam-me. Tenho, porém, claro que a Festa do Avante é antítese perfeita da chamada “sociedade do espectáculo”, em que andamos mergulhados. Dai as razões do seu sucesso...

Deixem que tente explicar-me. Como sustenta Guy Debord, as modernas condições de produção apresentam-se como uma imensa acumulação de espectáculos, onde “tudo o que até então era directamente vivido se afastou numa representação”.

Assim, o espectáculo será, no dizer deste autor, “ao mesmo tempo o resultado e o projecto do modo de produção existente”. Sob todas as suas formas particulares - informação ou propaganda, publicidade ou consumo, ou divertimentos - o espectáculo constitui o modelo da vida socialmente dominante, numa “afirmação omnipresente da escolha já feita na produção e no consumo”.

Forma e conteúdo do espectáculo são, assim, a justificação total das condições e dos fins do sistema de produção existente. Numa frase lapidar, “o espectáculo será o discurso ininterrupto que a ordem dominante faz sobre si própria, ou seja, o seu monólogo elogioso” .

O processo de alienação será permanente: quanto mais o espectador contempla, menos vive; quanto mais aceita reconhecer-se nas imagens dominantes, menos ele compreende a sua própria existência e o seu próprio desejo. “A exterioridade do espectáculo em relação ao homem concreto revela-se nisto - os seus próprios gestos já não são seus, mas de um outro que lhos apresenta”.

Pois bem, a Festa do Avante escapa a tal lógica. A Festa do Avante pertence literalmente dos seus construtores. É trabalho voluntário que ergue os seus pilares. Trabalho livre, sem salário. Com o tempo e a forma que cada um escolha, motivado apenas pelo desejo de “fazer” a festa. Trabalho desalienado, portanto. Que subverte do sistema de produção dominante, pois é demonstração prática (precária que seja) de que outro modo de produção é possível.

Por outro lado, a Festa do Avante pode ser usufruída sem mediação, nem filtros, por todos aqueles que nela participem. O espectáculo, (que Festa do Avante também é) e as imagens que projecta na sociedade portuguesa e, em especial, em que têm o privilégio de nela participar e compreender, correspondem à vivência real dos homens concretos, como “discurso” alternativo à ordem social alienante.

Por momentos, nos três dias da festa, será a libertação do Desejo e do Sonho, (“de focinho pontiagudo”), sondando os dias do Futuro. E a vida real de milhares pessoas, alargando o horizonte da consciência social de cada um e o caudal da consciência colectiva de que é possível uma vida melhor.

Gosto, sim, da Festa do Avante. Muito. Como paradigma de uma sociedade diferente. Mais justa, solidária e fraterna. Como lampejo da Utopia, que as mãos, a luta e o suor dos homens, libertos das contingências de modo de produção dominante, um dia poderão erguer...

Manuel Veiga

“NOTÍCIAS DE BABILÓNIA e Outras Metáforas”
Edição MODOCROMIA – Abril 2015





6 comentários:

Rogério G.V. Pereira disse...

Registo
esta página
desse teu livro

Domingo, querido amigo
estarei de serviço

Porque a FESTA
não cai do céu...

São disse...

Já estive na Festa mais do que uma vez e apetece voltar, sim...

Quanto ao que escreveste, concordo de todo.

Abraço com carinho

Boop disse...

Nascida numa família pouco politizada, e do "centro" tenho uma relação com a festa do avante completamente diferente daquela que aqui se expressa.
Quando miúda (leia-se adolescente a entrar na aditícia) tinha muito curiosidade - afinal a música era BOA! Mas parecia-me a uma distância (real) inultrapassável.
Depois cresci e o fascínio esmoreceu. Nunca fui ao Avante!

Mas não concordo com tudo o que foi dito sobre o que torna a festa do avante especial.
Ou pelo menos contextualizo de outra forma.

Quando pessoas se juntam com objectivos comuns, e levam a cabo uma empreitada como a da festa do avante (com tudo o que o texto fala), alguma magia acontece sim. Mas não nasce do ideal politico que a ela subjaz. É algo mais transversal, primário, e... humano. O sentir que não estamos sós e que juntos moveremos montanhas. Inebria-nos. Faz-nos sentir poderosos e com um laivo de omnipotência. - que experiência viciante!

É bom ver/ler alguém falar com entusiasmo de um sonho comum!
E estar tão envolvido que ache que a experiência é de tal forma única e especial que nenhum outro comum mortal a poderá atingir. É muito bom!


No fundo somos todos feitos da mesma massa. E sentimos nas vísceras coisas semelhantes.
É isso que nos torna capazes de entender os outros.

Só quem já viveu o que falas sabe do que falas.
Eu seu do que falas! (pretensiosa?)

Teresa Almeida disse...

Nunca fui à festa do Avante, mas sempre tive vontade de ir. É uma lacuna nos meus passos. É que os testemunhos que me chegavam, das mais variadas formas, chamavam-me E chamam-me.
E os teus argumentos, meu amigo Manuel, são, como sempre, brilhantes.
É uma época de impedimentos vários e a quinta da Atalaia fica-me distante. Mais uma vez me fico pelas imagens e leituras.

Beijinhos e boa festa!

Olinda Melo disse...


Olá, Manuel

Gostei muito do seu texto. Explica muito do sucesso que a Festa do Avante tem tido ao longo dos anos.

Nunca lá fui. Mas um dia gostaria de ir.

Abraço

Olinda

Agostinho disse...

O encontro tem de ser em Festa para que a vontade não esmoreça. Sempre de atalaia...

Abraço

CELEBRAÇÃO DO TRABALHO

  Ao centro a mesa alva sonho de linho distendido como altar ou cobertura imaculada sobre a pedra e a refeição parca… e copo com...