quinta-feira, março 15, 2012

UM LIVRO - DE VEZ EM QUANDO...


François Chesnais, Professor emérito da Universidade Paris-XIII, é fundador da revista marxista “Carré Rouge”, membro do Conselho Científico da ATTAC – France (Associação pela Tributação das Transacções Financeiras para ajuda aos Cidadãos) e autor de diversos livros e numerosos artigos sobre economia.

Nesta livro, François Chesnais apresenta a Europa não como fortaleza a defender ou a partir da qual se poderá lançar “cruzadas”, mas sim como um berço de ideias e movimentos políticos, aborda o desafio das economias europeias confrontadas com a perspectiva de uma longa recessão, acompanhada por um desemprego massivo estrutural.

Examina igualmente as duas causas maiores desta situação: a crise económica e financeira mundial e as políticas de rigor orçamental e de redução das despesas públicas, considerada como um pressuposto necessário do endividamento, quando não mergulham os países em recessão, impõem-lhes uma taxa de crescimento muito fraca, sinónimo de estagnação.

Por último, defende o autor o carácter fundamentalmente ilegítimo destas dívidas.

(Texto extraído da "badana" do livro)



4 comentários:

jrd disse...

As dívidas ilegítimas que resultam de um sistema ilegítimo.

Abraço

João Henrique disse...

Vivemos no País do faz-de-conta...!

Um abraço.

lino disse...

Vou tentar ler!
Abraço

Peter disse...

Ando a ler "a troika e os 40 ladrões" de Santiago Camacho. Recomendo.

Bom fds

Sem Pena ou Magoa

  Lonjuras e murmúrios de água E o cântico que se escoa pelo vale E se prolonga no eco evanescente…     Vens assim inesperada me...