Pequenos sinais que iluminam. Ténues sinais de esperança, para além das crises. E para além da decrépita Europa. Vindos da Sul-América, onde tudo é ainda possível.
Onde tudo está a ser possível...
Longe das notícias que nos invadem o quotidiano, ficamos a saber que no dia 22 de Dezembro p.p., o governo chileno ordenou, 37 anos depois, a detenção dos quatro militares acusados de, na sequência do golpe militar de Pinochet, terem sequestrado, torturado e assassinado Victor Jara, conhecido intelectual e cantor da revolução democrática chilena, liderada por Salvador Allende.
Victor Jara foi assassinado na madrugada de 16 de Setembro de 1973, vitimado por 24 balas, no Estádio do Chile, que hoje ostenta seu nome, onde na sequência do golpe fascista, foram encarceradas mais cinco mil pessoas.
O processo de detenção foi interposto pelo Ministério do Interior, no âmbito do Programa dos Direitos Humanos, que o governo chileno se propõe desenvolver e, no que se refere ao assassinato de Victor Jara, tem como arguidos os oficiais chilenos Hugo Sanchez, Edwin Dimter, Raúl Jofré e Rolando Melo, acusados de crivar de balas o cantor revolucionário.
Recorda-se que a ditadura de Pinochet, responsável pelo assassínio de milhares de opositores, teve o apoio directo dos governos dos E.U.A e oprimiu o povo chileno até 1999, data em que o democrata cristão, Patrício Alwin, assumiu a presidência, na sequência de eleições.
………………………………………………………………….
No Brasil, Dilma Rousseff, uma mulher comprometida com a democracia e o progresso social, vítima da feroz ditadura dos militares brasileiros, tomou posse como Presidente da República do Brasil. Sem arrependimento, mas também sem ressentimento, nem rancor, como faz questão de acentuar.
Comprometida com os pobres e os mais vulneráveis da sociedade brasileira. Num programa de defesa da paz e de emancipação dos Povos.
E na coragem de se afirmar na coragem do sonho…
Motivos que dão um pouco de esperança ao Mundo. E que acalentam a emoção dos corações solidários!...
15 comentários:
Hoje, Jara sorriu para Dilma e cantou: levantate y mira la montaña.
Abraço
Hoje foi um dia repleto de emoção pra quem, como eu, viveu os anos negros da ditadura. E lutou e acreditou que valia a pena creditar. Dilma presidenta, como ela prefere, é a história se fazendo. E a emoção de cada uma de nós, que nela se vê.
Chorei de emoção um sem número de vezes. E tive certeza de que viver, além de preciso, vale apena.
Um beijo grande daqui, meu amigo.
Congratulemo-nos, Amigo. Os sinais aparecem. Viva Jara! Viva Dilma!
Para encontar o nosso Norte
sinto que cada vez mais se deve procurar o Sul...
(não para além, mas em vez de...)
Eu gostava de ver sinais de esperança por cá.
Que tenhas um bom 2011
Um beijo amigo
"...Comprometida com os pobres e os mais vulneráveis da sociedade brasileira. Num programa de defesa da paz e de emancipação dos Povos.
E na coragem de se afirmar na coragem do sonho…
Motivos que dão um pouco de esperança ao Mundo. E que acalentam a emoção dos corações solidários!..."
Espero que um dia essa Eserança retorne a Portugal... tal como já a tivémos em anos idos...
Um abraço carinhoso e Feliz 2011
Pelo sonho é que vamos
Sonhos acordados
Abraço
É a antiga colónia a dar lições aos patos bravos.
Abraço
"Dilma Rousseff, ...
na coragem de se afirmar na coragem do sonho…"
Foi exactamente disto que falei no meu primeiro post deste ano: a importância de um sonho e a coragem e determinação na prossecução do mesmo.
(no meu blog de prosa:
http://noitedemel.blogspot.com/2010/12/i-have-dream.html).
Um excelente 2011 para si e para os que o rodeiam, Herético.
Fraterno abraço
Mel
Um mundo cheio de contradições, onde se misturam a raiva e a esperança, a corrupção, a hipocrisia e a generosidade de alguns...
Um beijo e que 2011 seja Melhor.
Porque será que essa notícia não teve destaque? Será pelo mesmo motivo que também não teve destaque a proibição de um cidadão israelita sair de Israel para receber um Prémio internacional?
parec-eme que sim!
E que Dilma tenha inspiração suficiente para desempenhar bem o seu trabalho!
Peço-te que voltes em Dia de Reis ao "SÃO", sim?
Feliz 2011 para ti e para os teus.
são sinais de que há uma base humana ainda que frágil que sustenta o mundo! beijinho, heretico :)
Desde já tens uma prenda lá no "SÃO", espero que aceites!
Boa noite.
Meu caro!
memórias impossiveis de apagar...grandes são as esperanças mas os resultados vão indiciando que o mal é problema terrível...
Obrigado pela partilha que dói.
Abraços.
Véu de Maya
Enviar um comentário