sábado, fevereiro 15, 2020

50º Aniversário da CNSPP - Sessão Comemorativa -Lisboa

Adicionar legenda

Realizou-se hoje, dia 15 de Fevereiro (Sábado), pelas 15 horas, no Auditório da Escola Secundária Camões, em Lisboa, um espectáculo comemorativo do 50º Aniversário da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos.

A Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos (CNSPP) foi uma organização de extrema relevância de intervenção cívica na defesa jurídica e no apoio social e político de todos aqueles que afrontaram corajosamente a ditadura fascista.

É de enaltecer o papel ímpar da  CNSPP e dos que nela intervieram no apoio moral, material e jurídico aos presos políticos e às suas famílias sob a vigência da ditadura fascista, tal como a divulgação de informação, o contacto institucional com as estruturas do Estado fascista, e as grandes campanhas nacionais e internacionais de denúncia e solidariedade para com a situação dos presos políticos portugueses.

Na sua acção mais vasta, a CNSPP proporcionou aos filhos dos presos políticos a realização de colónias de férias e uma constante informação transmitida através de circulares que com regularidade faziam o ponto da situação relativamente à situação dos presos e suas famílias.

Integrou esta Comissão, desde a primeira hora, a Poeta Sofia de Mello Brynner Andersen, entre outras individualidades de grande prestígio, advogados, médicos, professores, escritores, artistas plásticos, etc.


 Bom-dia. Diz-me um guarda.
Eu não ouço... apenas olho
das chaves o grande molho
parindo um riso na farda.

Vómito insuportável de ironia
Bom-dia, por que bom-dia?

Olhe, senhor guarda
(no fundo a minha boca rugia)
aqui é noite, ninguém mora,
deite esse bom-dia lá fora
porque lá fora é que é dia!

Luís Veiga Leitão - 1912/1987

6 comentários:

Majo Dutra disse...

Confesso que não sabia da existência da CNSPP.
Uma ação altamente meritória que não deve ser
jamais esquecida.
Congratulo-me com a comemoração da efeméride
e agradeço teres divulgado.
Abraço solidário.
~~~~

Elvira Carvalho disse...

Sou muito ignorante. Desconhecia por completo a CNSPP. Fico grata por esta partilha que enriqueceu os meus conhecimentos.
Gostei de ouvir o Francisco Fanhais, que durante algum tempo foi Padre no Barreiro, e que esteve quase a ser o padre que me casaria.
Abraço e bom domingo

Agostinho disse...

"Lá fora é que é dia"!
Todo o trabalho incrível num tempo incrível que deve ser sempre comemorado e recordado. Para que a memória permaneça ligada ao alerta.
Abraço.

Ana Freire disse...

Desconhecia por completo a existência desta Comissão... que por qualquer razão... não se lhe dá, o devido destaque e valor, nos meios de comunicação... como se o Antigo Regime... fosse um fenómeno longínquo... de que ninguém quer ouvir falar... quando é só através da memória... que erros do passado não se voltam a repetir... e por isso... já temos representantes de direita em franco florescimento na Assembleia... enfim!... Persistir no erro, parece que sempre fará parte do ADN humano!
Grata pela partilha de tão especial poema...
Beijinho
Ana

José Carlos Sant Anna disse...

Este é o nosso papel. Tornar públicas, visíveis,ações que passam batidas ou propositamente não se lhe dão a divulgação devida.
O poema é um primor de linguagem.
Um abraço, caro poeta "engajado".

José Carlos Sant Anna disse...

Leia-se propositadamente

ESCULTOR O TEMPO

Escultor de paisagens o tempo. E estes rostos, onde me revejo. E as mãos, arados. E os punhos. Em luta erguidos…  S ons de fábrica...