quinta-feira, fevereiro 21, 2019

POSTAL DE ATENAS ...


Generosos são os deuses que tecem filigranas
No corpo da noite.

Sempre ali estiveram as ilhas.
Meus olhos é que tardaram
Nessa bebedeira do sonho...

O voo é esta reclinação do tempo.
Dispo-me de mim. E mergulho no magma.
Como outrora a cobiça dos impérios
Criava tempestades...

Pepitas luminosas no colar de Athena.
As ilhas sempre ali foram. Homens e impérios
As profanaram no impudor da guerra.

E no delírio das vitórias.

Gargantas bárbaras por onde escorre vinho
Generoso. Subtil veneno que entorpece
Como lento remoer da insubmissa espera...

Sou herdeiro desta miragem. Da infinita doçura
Que sara os golpes. E da mão que vinga.
E do apolíneo gesto que rasga a pedra.

E do bronze da história que clama.
E que reclama. E dos hercúleos pilares
Que sustêm a Europa. Néscia.
.....................................................

Regresso agora. Ítaca reinventada.
Pátria-minha. Ferida aberta...


Manuel Veiga



11 comentários:

Larissa Santos disse...

Um poema fantástico. Adorei :))

Hoje:- És a bebida que sorvo em mar deserto.

Bjos
Votos de uma óptima Sexta - Feira

Jaime Portela disse...

A excelência da palavra esclarecida, parabéns.
Caro Veiga, um bom fim de semana.
Abraço.

Pedro Luso de Carvalho disse...

Caro amigo Manuel, o que posso dizer sobre este teu poema, que tem estrofes como esta?:

"Sempre ali estiveram as ilhas.
Meus olhos é que tardaram
Nessa bebedeira do sonho..."


Parabéns poeta, belo belo poema!
Ótimo final de semana, Manuel.
Grande abraço.
Pedro

José Carlos Sant Anna disse...

Caro Manuel,
Aqui um rio que flui, natural e simbólico. Aqui um rio que flui, natural e simbólico. E do bronze da história que clama/.E que reclama. E dos hercúleos pilares/ Que sustêm a Europa. Néscia. Haja grandeza nesta Europa tão incapaz para outros tantos misteres.
Fica o dito pelo dito. Excelente poema!
Um abraço, caro amigo!

Tais Luso de Carvalho disse...

Olá, Manuel, gostei desse teu belo poema, e em especial dessa estrofe:
Sempre muito bom vir aqui!
Um ótimo fim de semana pra você
Beijo, meu amigo.

O voo é esta reclinação do tempo.
Dispo-me de mim. E mergulho no magma.
Como outrora a cobiça dos impérios
Criava tempestades...

Agostinho disse...

O poema acorda a ancestral proximidade ao Olimpo
e aos homens que o fizeram (em nós)
fio corrente,
declinando afeições e traições
deuses e ilhas
homens e impérios
misérias e vitórias
gesto e pedra

Europa néscia
(alquebrada, anquilosada, gorda, diabética, acomodatícia...)
Somos nós (?!).
Excelente, Manuel Veiga!

Ailime disse...

Boa tarde Manuel,
Um poema muito belo que me deixa sem palavras para não macular a excelência do momento.
Beijinhos e bom domingo.
Ailime

Teresa Almeida disse...

Poema salido de la lunjura de l tiempo, cula fuorça de resgar la piedra. Ye de spráncia i lhuita. Nun tenemos dúbedas.

I l cherume de la palabra siempre colgado n'amerosura de l sentir.

I mais nun digo porque ye mui buono fazer paraiges por ende i scuitar, tamien, esta galana melodie.

Grande abraço, miu amigo Manuel Veiga.

Manuel Veiga disse...

Teresa, minha querida amiga,

que afago tão cálido as tuas palavras assim escritas em língua mirandesa que fazem ecoar em mim ressonâncias de dias felizes da infância e da adolescência

e como tu soubeste pressentir, pedindo meças a uma autêntica "Mulher de Atenas", que este seria um momento em que este teu amigo as guardaria com especial carinho.

muito obrigado, Teresa Almeida Subtil

beijo

Olinda Melo disse...


Que dizer perante este Poema que aborda tema que me é muito querido e de forma poética?
E depois o comentário de Teresa Subtil na língua mirandesa, essa lengua
melodiosa que também me fala ao coração.

Tudo muito bom, excelente!
Gostei muito.

Abraço
Olinda

Olinda Melo disse...

Poema e...forma poética.

Pleonasmo?

:)


CELEBRAÇÃO DO TRABALHO

  Ao centro a mesa alva sonho de linho distendido como altar ou cobertura imaculada sobre a pedra e a refeição parca… e copo com...