sexta-feira, agosto 16, 2019

SILLY SEASON 3 - Uma História Perversa


Gosto de histórias perversas. Ou se quiserem de histórias sublimes, arrancadas ao luto da História, ou decifradas nas regiões ocultas do coração humano, malditas tantas vezes, sofridas como gestos luminosos, a sublimar o tempo futuro... E, nelas, a Mulher, exorcista do amor e transgressora da “norma” e dos “poderes” masculinos...

Mais não seja, que pela morte redentora. E pelo amor como Utopia!

Ora, escutem então “ la Lai d´ Ignaure”, a história da vida e da morte de um cavaleiro medieval e de seus amores...

"Ignaure, cavaleiro e poeta medieval, vive no castelo de Riol e apaixona-se, uma a uma, por doze senhoras casadas que também aí moram, com seus maridos. Amor era correspondido por todas elas, naturalmente, em segredo, desconhecendo, cada uma o nome do amante das restantes. Certo dia, as damas, desconfiadas da fidelidade do cavaleiro, resolvem jogar um jogo e escolhem uma, entre as doze, para fazer de padre a quem as restantes confessarão o nome do amante secreto. Uma após outra, pronunciam o nome do seu amado e todas nomeiam Ignaure. Descoberta a identidade do único amante secreto, as damas da corte decidem vingar-se e preparam uma armadilha para Ignaure.

Todas concordam em participar no que se adivinha vir a ser uma vingança cruel e sangrenta. Por fim, chega o dia em que Ignaure cai na armadilha e é cercado por doze mulheres em fúria, empunhando facas afiadas.

Porém, graças ao seu belo porte e à sua inteligência, Ignaure consegue escapar da morte. E conta a sua verdade. Confessa amar, de igual modo, cada uma das doze damas e aceita escolher apenas uma delas, única forma de salvar a vida. Ignaure escolhe a mulher que fez de padre, a mesma aliás a propor o desfecho para o dilema.

Pouco tempo depois, um espião do castelão descobre o segredo de Ignaure e conta a história aos maridos que, por seu turno, decidem levar a cabo a sua própria vingança. Um dia, surpreendem Ignaure com a dama que escolhera e prendem-no numa cela do castelo. Após deliberação entre eles, os maridos decidem matar o amante, cozinhar e servir às esposas o coração e o pénis de Ignaure.

Ao saberem do trágico destino do amante, as mulheres, na sua dor, recusam-se a comer daí em diante e acabam por morrer, balbuciando o doce nome do seu amado Ignaure.


Manuel Veiga
.............................................................

Adaptação - In “História Perversa do Coração Humano “ Milad Doueihi – Editora Terramar

Sem comentários:

Para Um Novo Teorema da Fisica Moderna

  dizem expeditos cientistas que o leve bater das asas de uma borboleta à distância de milhares de quilómetros pode causar uma catás...