sexta-feira, outubro 26, 2018

"Do Amor e da Guerra" - O FIM





(...) “a voar no espaço celestial, em harmoniosa formação de “Ordem Unida”, um coro de magníficas vozes, dirigido pelo Prof. Filomeno, que a remissão de seus pecados e a sua enorme paciência e tolerância com um “bando de reguilas estudantes”, antecipando um “bando de reguilas alfacinhas”, capitaneados pelo “cabo da Cifra” “Bonanza”, tipógrafo da Imprensa Nacional, que cabo da cifra já não era, a pinchar clandestinamente os muros de Lisboa “Viva a Liberdade!”, assim o anteciparam os reguilas estudantes de um Liceu, algures no norte do País, a escrever no quadro negro com giz vermelho “Viva Humberto Delgado, o general sem Medo!” para pânico e desespero do Prof. Filomeno, que estudantes, imprudentes, lhe estragavam a vida, e agora, neste tempo sem tempo, a harmonizar e fundir, no mesmo amplexo divino da música de Bach, os dois grupos de reguilas, estudantes e operários, irmanados no mesmo desígnio redentor da Pátria profanada pela injustiça e pela guerra, ambas filhas do Diabo.

(…) “E, naquele tempo sem tempo, em que os sonhos residem, a bolanha acesa era, então, água negra de mil decomposições, fétida, arrastando detritos e todas as sínteses, como o caldo primordial de todos os acasos de vida, esqueletos, carapaças, jacarés apenas olhos seguindo a presa, algas venenosas, insectos, batráquios, vermes, minúsculos seres, quase invisíveis, filando-se na carne dorida de homens inocentes”.

“E sobre eles, homens inocentes, o Céu a abrir-se em esplendor de Luz e Cor, qual La Nave, de Fellini (ou seria o Uíge?) e toda a Paródia da Vida, em metamorfose, rodopiante no espaço!...”

“Acordou o narrador. Sobre a cidade, uma manhã de sol primaveril. Era um dia “claro e límpido”! Floriam cravos vermelhos no cano das espingardas!...



FIM

Este livro é, de alguma forma, fruto também
dos comentários e palavras de estímulo aqui deixados!
A todos/as a minha gratidão

Beijos e Abraços


3 comentários:

Larissa Santos disse...

Desejo-vos toda a sorte do Mundo. Força...

Hoje Recordações ao passado. {Poetizando e Encantando}

Bjos
Votos de um óptimo fim de semana.

Teresa Almeida disse...

Uma obra predestinada ao sucesso.

Grande abraço, escritor Manuel Veiga.

Suzete Brainer disse...

Tenho certeza que foi um momento lindo, com
muita harmonia e alegria com os teus
familiares e amigos presentes.

Merecido sucesso, meu amigo.

Para mim, foi uma honra ter acompanhando este
teu livro e partilhado de comentários no rico
aprendizado e amizade.

Beijo

ESCULTOR O TEMPO

Escultor de paisagens o tempo. E estes rostos, onde me revejo. E as mãos, arados. E os punhos. Em luta erguidos…  S ons de fábrica...