Foi publicado o número 1706 da Revista “SEARA NOVA”. Ao longo das 24 páginas merece especial destaque a crise financeira e económica, que assola o país e todo o Mundo. Sobre este tema, escrevem eminentes intelectuais de diversas áreas de pensamento económico e social, que dão uma visão ampla e aprofundada das causas e consequências da crise que vivemos.
Assim, o professor António Avelãs Nunes escreve sobre “As crises económicas e o Estado capitalista”, o professor João Ferreira do Amaral subscreve um artigo sobre “A falência do neoliberalismo”, a professora Manuela Silva assina o tema “Desigualdades crescentes em tempo de crise financeira – um desafio para a ciência económica” e o professor António Simões Lopes analisa a crise na sua vertente moral e ética no artigo “Irresponsabilidade”.
Por sua vez, o economista Octávio Teixeira assina o artigo “De crise em crise...” e o doutor Sérgio Ribeiro o artigo “As crises na crise e as ilusões no intervalo – notas breves (mas não ligeiras)”, enquanto que o jurista Vítor Ramalho escreve sobre o tema “A crise financeira e económica – que soluções!”.
O politólogo André Freire reflecte sobre “A crise do capitalismo neoliberal: diagnóstico e alternativas” e o doutorado em Sociologia Manuel Carvalho da Silva, secretário-geral da CGTP, sobre “Caracterizar a crise e exigir as necessárias rupturas e reformas”
Os temas internacionais dão relevo a dois factos importantes: a eleição de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos da América e o 50.º aniversário da Revolução cubana. O primeiro assunto é tratado por Larry Holmes, dirigente do Partido dos Trabalhadores dos EUA, em artigo intitulado “Barack Obama, primeiro presidente negro – oportunidade para aumentar a luta” e o aniversário da Revolução cubana é assinalado com uma entrevista ao embaixador de Cuba em Portugal, Jorge Castro Benítez e um artigo de Armanda Carvalho da Fonseca, presidente da Associação de Amizade Portugal-Cuba.
“Os direitos humanos e a propriedade fundiária no Brasil” são o tema tratado pelo jurista António Bica, que fundamentadamente ajuda a compreender, entre outros aspectos, a luta do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra no Brasil.
O Orçamento de Estado para 2009 é analisado pelo economista Gilberto Lindim Ramos e o jurista Manuel Veiga assina um artigo sobre alguns aspectos da “Ideologia do Consumo”.
Este número da revista “SEARA NOVA” completa-se com a habitual rubrica sobre Cinema com a crítica a dois filmes: “Destruir Depois de Ler” e “Gomorra”, as notas de leitura - os “Factos e Documentos” – uma síntese de opiniões veiculadas pela comunicação social e a ainda o “Momento de Poesia”, com dois poemas.
Assinatura anual (4 números) - € 15.00 euros
Rua Latino Coelho, nº6-4ºEsq.
1050-136 LISBOA
EMAIL - searanova@searanova.publ.pt
Tel. - 21 355 54 07
19 comentários:
É uma excelente revista. Só não sei se sobreviverá, com as dificuldades... da crise...
Beijos
Uma revista muito rica de certeza.
Seara Nova
um hino á resistência
dos democratas
uma referência histórica
para consulta
e leitura também hoje
Seara Nova uma revista
para divulgar pela qualidade
e sensibilidade dos colaboradores
dirigida com liberdade
para gente livre
Herético,
será talvez bom lembrar que em 1921" Os homens da Seara Nova consideravam-se, segundo um texto do 1º número, "poetas militantes, críticos militantes, economistas e pedagogos militantes", intenção essa que contribuiu para quebrar o isolamento dos homens de elite, aproximando-os da realidade social ao mesmo tempo que combatiam com as armas de que dispunham contra o fascismo salazarista.
Ao que a "Seara" já resistiu!! :)
Um beijo, bom dia de chuva!! :)
(e eu é que te agradeço a lembrança)
Já há tão poucos que resistem...
Um beijo.
excelente revista! vou activar a sua assinatura anual...pois as matérias e os articulistas têm muito interesse...bem hajas.
abraços
tentarei adquirir, pese embora a dificuldade em, na zona de minha residência, a encontrar.
fraterno abraço
Mel
REGISTADO! :)
BEIJO
~
Gosto.
Já não leio a Seara Nova há séculos...
Nem sei se mantém a mesma qualidade.
Abraço.
:))
fazer recordar esta revista é sempre bom. chamar a atenção para a seara nova é sempre bom: para que a não esqueçamos ou para que dela se tome conhecimento.
um abraço.
Ernesto, o avô
registei a informação.
um beijo
Uma Seara sempre Nova. Faz falta.
Um beijo.
Anotado. Para não esquecer.
Beijos
Uma revista única na sua tradição de resistência. Fazes bem em lembrar. **
sem dúvida uma revista a ler com toda a atenção...esperemos que a qualidade que ela possui não se ressinta com a crise que os órgãos de comunicação socila escrita estão a atravessar
beijos
Herético,
acabei de ver no MarArável. obrigada p'la partilha e divulgação.
um abraço
mariam
"Cuba é socialista por vontade do seu povo"
trata-se de uma rtevista de humor, só pode!
Enviar um comentário