Um amigo da "velha guarda" remeteu-me este video que quero partilhar convosco, com os comentários que o acompanham...
Acrescento apenas que, tal como a arte, também a política interpela a consciência e a "voz da alma". Sem o que a auto alienação (da política) levará "à sua própria destruição", ou seja, ao fascismo...
Grato, E.B.
...............................................
"Ao ver este magnifico video sobre a estetização da violência, que também comporta a sua banalização fui buscar este texto escrito por Walter Benjamin em 1936.
”Fiat ars, pereat mundus” (Que a arte se realize, mesmo que o mundo deva perecer) diz o fascismo e, como Marinetti reconhece, espera que a guerra forneça a satisfação artística da percepção dos sentidos alterados pela técnica.
Isto é, evidentemente, a consumação da l'art pour l'art.
A humanidade que, outrora, com Homero, era objecto de contemplação para os deuses do Olimpo, é agora objecto de auto contemplação. A sua auto alienação atingiu um grau tal que lhe permite assistir à sua própria destruição, como um prazer estético de primeiro plano.
É isto que se passa com a estética da política, praticada pelo fascismo.
O comunismo responde-lhe com a politização da arte..."
Walter Benjamin, in "A obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica"
....................................
La conciencia? Es la voz del alma? El "suicidio" moral de la humanidad al olvidar la ética para pasar a la "estética"...
Que cada quien saque sus propias conclusiones de éste, que bien podría serun documental muy representativo sobre aquello en lo que nos hemos convertido.
domingo, novembro 15, 2009
A Consciência é a voz da alma?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
MÚSICA E FLOR
. Flor é uma flor, é sempre flor!... Música é música - é outra música… Música e flor em MI maior Perfume de dor na dor de meu amor... Sopro ...
-
Irrompem do donaire primaveris Cascatas. Que o outono acolhe E matizadas cores. São os olhos pomares. E veredas Debruadas. E o a...
-
Passeio-me nas ondas de teu corpo E o oceano é alvoroço. E naufrago. E me entrego E em ti desembarco E te percorro. … E ...
20 comentários:
A verdade, tal como a arte, são expressões que existem para valorizar a vida, no sentido mais amplo possível...estetizar arte a todo o preço,indo até á banalização da violência...isso justifica a recusa firme...excelente texto...
abraço,
Véu de Maya
A arte é algo que está para lá da política, de qualquer uma. A estética é um território que assenta em toda a envolvência mas o artista não deve estar enfeudado a nenhuma política. Apenas uma opinião.
hfm,
concordo com o teu comentário.
a cem por cento!
mas a questão é saber se a "estética" (e em minha perspectiva também a "política") poderão estar "para lá" da "ética", sem se negarem...
(julgo ser disto de que "fala" o video)
grato.
A (Est)ética tem, neste caso,o "princípio" que não deveria ter, porque a subverte em toda a sua dimensão.
Um abraço
A estética quando ultrapassa
a ética torna-se amoral
e apolítica
talvez abjeta
Abraço
________________________________
Gostei! Obrigada pela partilha!
Beijos de luz e o meu carinho...
__________________________________
Não vi, nem li mais nada. Não vale a pena, pois fiquei HORRORIZADO com o vídeo.
Foi por estas atitudes de quem opta por captar um bom "boneco" à frente da possibilidade de poder tentar salvar uma vida, que deixei de ir anualmente ver em Belem o World Press Photo.
Vivemos num mundo de horror! Tudo começou com a Guerra do Vietname, em que comíamos as nossas refeições vendo o horror que a TV nos servia.
Não há estética possível quando por base não se tem, firmemente enraizada, a ética...
recuso-me a ver o filme até ao fim. magoa-me por demais. tudo o que cega os homens, sejam pódios, prémios, políticas extremistas e sanguinárias, me incomoda a medula.
o Homem e os seus Direitos fundamentais estão na base de toda e qualquer pirâmide. ponto!!!
o Puma tem toda a razão: a estética qd ultrapassa a ética é abjecta!!!!
o alerta, o seu Herético, nunca demais. bem-haja.
fraterno abraço
Mel
forte esse video
acho q vou passar o dia a pensar nele
bj
a.
A vida humana está acima de qualquer coisa.
A indiferença é o mais negro dos crimes .
Eu recebi o vídeo por uma amiga e também postei sobre ele, tomando a liberdade ( espero que me perdoes ) de enviar para o teu blogue quem não conseguisse abrir o vídeo no meu.
A arte é simplesmente arte e não se deve enfeudar a politicas, mas o que aqui se trata é de ética e de humanidade.
Um grande abraço.
Sublime.
A política não tem lugar quando a arte opera em todo o seu esplendor, seja ele o expoente de violência e dor.
Obrigada por partilhares connosco este magnífico documento.
Um abraço
A «estética» sem ética é sinal de decadência, e,de facto, assistimos à decadência do Ocidente (enquanto o Próximo Oriente se guerreia. Até o filósofo grande que foi Gilles Deleuze «estetiza» a existência, ainda que não defenda a estética da violência sem ética. Podemos e devemos mostrar a violência por meio da arte, mas para denunciá-la, exorcizá-la pelo menos. Nunca para a banalizar e aplaudir numa sala de exposições, ou num cinema.
bem...eu juraria que deixei aqui uma "pequena voz"....
:(
na volta...voou.
beijo.
imf
Um video impressionante. Interrogamo-nos sobre o que faríamos se estivessemos na "pele" da jornalista. E, sobretudo, sobre o direito de explorar a violência para enfeitar vaidades. Chamando-lhe arte ou o que quer que seja. Não paramos de nos interrogar perante este video. **
Mesmo com a forte hipótese de horrorizar-me, passar o dia a pensar, ficar angústiada... iria sempre ver o video até ao fim.
Ser consciente e enfrentar, ajuda a corrigir, melhorar, aprender...digo eu.
Daí, obrigado pela partilha do vídeo
Quanto, à estética, ética, política ou seja lá o que seja, mesmo que pequenininho, do nosso dia a dia, parece-me que nada, nada se deve sobrepor à tal "voz da alma"
Beijo grande, Heretico
Confesso, não consegui acabar de ver o vídeo.
É só isto que se passou comigo.
Não sou pessoa de meter a cabeça na areia.
Vou à luta e tudo que toque injustiça, violência, dor, medo. me sensibiliza o só se não estiver de todo ao meu alcance é que fico parada.
Cada vês mais, verifico que a consciência...onde andará?
Obga. temos todos que reflectir.
Mer
Caro Herético,
Depois de ver este video fiquei... "siderado". Não tenho palavras para descrever a "raiva" que sinto... e a "vergonha" em permitir semelhantes "atrocidades humanas".
Mas "valeu a pena"...
Um abraço,
Alvarez
Depois de ver o video, fiquei sem palavras...
Beijinho pra ti*
o artista é também ele um ser humano e, como tal, tem escolhas morais/éticas a fazer todos os dias; depois viverá com a consequência das escolhas que fizer. se numa situação concreta de violência, uma pessoa opta por «fazer arte» em vez de agir humanamente, deixando a arte para uma ocasião mais propícia, então perdeu parte da sua humanidade...
pensando bem...pouco mudou em termos de justiça neste país
beijo
Enviar um comentário