domingo, dezembro 16, 2018

PRESENTE DE NATAL..


1 - Como Uma Fera

"Como sempre
A impiedade chega
Sem nos lembrar

Os motivos

Vem como sendo
Uma fera
Tomar conta da luz

Dos corações partidos”

Maria Teresa Horta

ESTRANHEZAS – Publicações D. Quixote - pág. 264
Lisboa 2018


2 - Os Dias de Penélope

"- Fiel?

Desconfiam as deusas
Olhando Penélope
Na aparente tessitura

Dos seus insuspeitados dias

Mas ardilosa, parecendo
Cumprir a imagem perfeita
De feminina essência

Ela urdia para si outro destino
Sabendo disfarçar
A própria ardência".

Maria Teresa Horta

ESTRANHEZAS – Publicações D. Quixote - pág. 196
Lisboa 2018


3 - Reinvenção

"Quero ficar assim
Deitada à espera
Que voltes na pressa

Com tua demora

Enquanto te esqueço
A inventar-te e corro
Em cada pormenor

Que em ti aflora

Quero ficar enquanto
Deitada à tua espera
Tu fores a dúvida

Crescendo na memória

A partir da qual eu te sei
E esqueço
E sem descanso fico

A reinventar-te agora”

Maria Teresa Horta

ESTRANHEZAS – Publicações D. Quixote - pág. 70
Lisboa  2018


19 comentários:

Boop disse...

Maria Teresa Horta...
Que diz tão bem

Propósito
O desejo revolvido
A chama arrebatada
O prazer entreaberto
O delírio da palavra

Dou voz liberta aos sentidos
Tiro vendas, ponho o grito
Escrevo o corpo, mostro o gosto
Dou a ver o infinito

Rogério G.V. Pereira disse...

Tenho sido um não-ausente
Aqui estou
A receber teu presente

Me subscrevo
Desenhador de Sonhos

Graça Sampaio disse...

Excelente prenda de Natal! Muito bem escolhida!

Bom Natal!

Larissa Santos disse...

Parabéns e obrigada pela publicação :))

Hoje : A sede do meu devaneio

Bjos
Votos de uma óptima Segunda-Feira

Maria João Brito de Sousa disse...

Tenho sido uma presença diária, mas invisível...

Obrigada pelo presente, Manuel.

Hoje também assino na qualidade de Desenhadora de Sonhos.

Abraço

Graça Pires disse...

Uma prenda de Natal que também estou à espera de receber. Gosto tanto da poesia da Maria Teresa Horta. Abriste-me mais o apetite de ler este livro…
Que tenhas um Natal de Amor e um ano de 2019 com tudo o que mais desejas, meu Amigo.
Boas Festas!
Um beijo.

São disse...

Gosto de Teresa...

Meu amigo, te desejo e aos teus , alegres Festas, harmonioso Natal e feliz 2019!

Afectuoso beijo

Teresa Almeida disse...

Estranhezas a gente sente, mas fiquei com vontade de entranhar as de Maria Teresa Horta.
Que sentidos tão bem aflorados!
Grata por tão bela prenda, caro amigo Manuel.

Um abraço de grande amizade.

BOAS FESTAS!

Ailime disse...

Boa tarde Manuel,
Um valioso presente, para quem gosta de boa poesia.
Muito obrigada.
Bom Natal para si e para os seus.
Grande 2019!
Beijinhos,
Ailime

Tais Luso de Carvalho disse...

Gostei do presente, meu amigo Manuel, também vi o vídeo, muito lindo!
Desejo a você e sua família um belo Natal com alegria e muita paz!
Agradeço pelo carinho dos seus comentários, nesse ano que está fechando, e pelos belos poemas que li em seu blog.
Beijo, que venha 2019 com alegria, saúde e paz para todos nós!
Até lá!

lis disse...

Já li muito Maria Teresa Horta_ atualmente sem tempo para andar pelo caminhos de Portugal.Grande poetisa !
Obrigada pelo presente Papai-Noel. rs
Um abraço e Feliz Natal junto da família.

Manuel Veiga disse...

Lis,

Papa-Noel eu? não é possível! ...
não uso barbas e meu saco apenas tem sonhos (que ninguém quer)
gostei de teu sorriso.

bj

_ Gil António _ disse...

Boa noite:- Belas prendas natalícias

FELIZ NATAL
..
*** Desabafo do meu coração vadio ***

Ulisses de Carvalho disse...

Se é de "Estranhezas", vou procurar mais sobre, fiquei curioso. Um abraço, Manuel.

Olinda Melo disse...


Um presente que traz a marca de uma Grande Senhora: Maria Teresa Horta.

Muito obrigada, caro Manuel.

Aproveito para lhe desejar um Natal muito bem passado ao lado dos seus.

Abraço

Olinda

Pedro Luso de Carvalho disse...

Meu caro amigo Manuel vem, nesta sua postagem, que antecede ao Natal, brindar-nos com alguns belos poemas.
Meus votos de que este Natal seja alegre, com familiares e amigos, e que o Ano Novo seja de realizações, de paz e muita saúde.
Grande abraço.
Pedro

Agostinho disse...

Eu em letargo outonoinverbal
feito cheio de nada fazer
a não ser sobreviver
a aquecer ossos em dias de sol
vim espreitar
Dou de caras com bombons Mariateresahorta.
A gente regala-se nas mantas dela
pintadas de palavras
ora redondas ora quinadas


Abraço, MV

José Carlos Sant Anna disse...

Jogo em chamas, festa para os nossos sentidos, varrendo o asfalto.
São as "Estranhezas" de Maria Teresa Horta.
Há sempre um poeta a dizer-nos o que devemos ler...
Forte abraço, caro amigo Manuel!

Suzete Brainer disse...

Aprecio muito a arte poética desta Grande Poeta
Maria Teresa Horta e vou em busca deste seu
livro mais recente.

Muito grata pela partilha preciosa, Manuel.

Bjs, amigo.

Para Um Novo Teorema da Fisica Moderna

  dizem expeditos cientistas que o leve bater das asas de uma borboleta à distância de milhares de quilómetros pode causar uma catás...