Excertos
(…)
Rostos, assinaturas, tactos e prazer. Fulgor do texto, íntimo deleite em
laboratório privado, o poeta ao fogo do seu atenor transmuta o esplendor das
coisas possíveis…
(…)
Imagens de um Graal, ou de vários, que também rima com Portugal de visionários,
sangue de oração pagã, filosofia estética do esplendor das coisas possíveis…
Vulcão
discreto ao longe, em cada erupção, uma notícia da memória, liberto das malhas
do terror, o poeta renasce no esplendor das coisas possíveis…
(…)
Estridências e milagres que ao seu criador se revelam, mutuações alquímicas do
olhar, dor e deleite na paisagem secreta do esplendor das coisas possíveis…
Livro
dos meses que se seguiram aos dias de Abril, metáfora de heranças a haver para
que o destino reservasse ao futuro o esplendor das coisas possíveis…
Implosões,
euforias, mágoas, nos recantos das palavras como planícies rebeldes, altares
onde apenas se observa o ouro como sacrário do esplendor das coisas possíveis…
(…)
Pórticos, portais, órficos rituais, Thanatos à luz das sombras patenteia eterno
Eros, com selo de clarão perene que imprime o esplendor das coisas possíveis…
(…)
Fausto e Corsário, em si um oceano e nele Hades navegando entre brumas da
cidade mítica da palavra iluminada pelo esplendor das coisas possíveis…
Vertigem
das horas, livro dos sentidos, pele das realidades conspurcadas, o poema como
trombeta da revolta para que nas coisas possíveis o esplendor se ilumine em
cada detalhe de liberdade…
A
língua essencial como óleo das origens das ideias que sustém o edifício
ideológico que por sua vez sustenta esse esplendor que nas coisas possíveis nos
orienta para a comunhão sensorial do mundo…
(…)
Ao habitar no mundo das coisas possíveis, Manuel Veiga busca na observação
minuciosa que o esplendor extravasa o sonho vivo, a expectativa de novos
possíveis dos impossíveis que nos querem fazer crer para que a voz dos artistas
deixe de fluir com o esplendor das coisas cada vez mais possíveis…
É
esta limpidez obscura na construção do texto, na arquitectura das suas
contradições entre o sagrado e o profano, que faz deste livro uma viagem
fascinante ao regenerador esplendor das coisas possíveis…
Luís
Filipe Sarmento
Grato, Luís Filipe! Um grande privilégio
a tua participação e a partilha deste belíssimo texto. E grande honra me concedes
com tua amizade...
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Luís
Filipe Sarmento nasceu a 12 de Outubro de 1956. Licenciado em Filosofia pela
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Escritor, Tradutor e Realizador
de Televisão. Jornalista, editor, realizador de cinema e vídeo. Professor de
Escrita Criativa.
(…)
Membro do International P.E.N. Club.Membro da Associação Portuguesa de
Escritores. Coordenador Internacional da Organization Mondial de Poétes
(1994-1995). Membro do International Comite of World Congress of Poets.
Presidente da Associação Ibero-Americana de Escritores (1999-2000). A Idade do
Fogo, 1975 - Trilogia da Noite, 1978- Nuvens, 1979 - Orquestras &
Coreografias, 1987 - Galeria de um Sonho Intranquilo, 1988- Fim de Paisagem,
1988 - Fragmentos de Uma Conversa de Quarto, 1989 (…) Ocultação de Fernando
Pessoa, a Desocultação de Pepe Dámaso, 1997- A Intimidade do Sono, 1998 -
Crónica da Vida Social dos Ocultistas, 2000 - Gramática das Constelações, 2012
– Efeitos de Captura – 2016 – Poética Edições – são alguns dos principais
títulos publicados
Wikipédia.
7 comentários:
És um escritor e burilador da palavra poética! Os meus parabéns, grata pela tua presença na minha vida.
bj
Caro Manuel,
Cada vez mais curioso para "tocar" este Esplendor enquanto "coisa possível".
E os excertos são pérolas extraídas do corpo da "escrita criativa".
Abr.,
Belo texto sobre essa " viagem fascinante ao regenerador esplendor das coisas possíveis" L. F. Sarmento
Muito sucesso, Manuel!
xx
Parabéns pela excelente apresentação do teu livro pelo
o teu amigo Luís Filipe Sarmento.
Aguardarei o teu livro nas minha mãos, grata!
PARABÉNS POETA!
Um beijinho com pena de não poder estar presente.
Fê
Um grande texto de apresentação. O poeta merece-o inteiramente.
Um abraço fraterno
Não fui mas estive.
Abraço.
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